Literatura

Versificação

Entendemos como Versificação o conjunto de regras para a composição de uma poesia. A preocupação com a beleza e a perfeição nas obras poéticas vem desde a Antigüidade, dos tempos dos poetas gregos. Hoje, o modelo de poesia mais usado é o do poema, construído em versos livres e que não segue as regras tradicionais. O poeta traduz seus sentimentos utilizando-se apenas das palavras, em um ritmo sonoro e coerente.

O verso é o elemento básico de uma poesia. Equivale a uma linha poética. Por isso também se diz que a atividade do poeta é fazer versos. Os poemas são feitos em versos livres, mas se o poeta quiser utilizar-se das regras tradicionais é importante que conheça os fundamentos da versificação: a métrica, o ritmo, a rima e a estrofe. Tais fundamentos ainda hoje são aplicados, especialmente na construção de sonetos, trovas e textos em cordel.

Métrica – refere-se à quantidade de sílabas poéticas de cada verso;

Ritmo – é o movimento expresso pelas sílabas de cada verso;

Rima – é a musicalidade marcada pelos sons que se repetem ao final de cada verso; e

Estrofe – é o conjunto de vários versos em uma poesia.

Na elaboração de uma poesia o poeta também leva em conta a proposta de sua criação, o que faz com que a obra seja considerada de gênero lírico, épico ou dramático.

Lírico – composições que refletem sentimentos; é o gênero mais comum, utilizado pelos poetas contemporâneos;

Épico – composições em forma de narrativa; geralmente são grandes composições, que enaltecem alguém, um povo ou um fato;

Dramático – composições que encerram uma comédia ou tragédia; gênero muito utilizado na dramaturgia e na literatura de cordel.

Há contradições no entendimento dos poetas e tecnocratas da literatura quanto à classificação de uma obra que não siga as regras da versificação. E há quem separe os poemas (em versos livres) das demais poesias.

Além disso, a classificação dos textos literários em verso e prosa leva a uma outra distribuição, por modalidade: poesia, conto e crônica.

Poesia – texto produzido em versos (como os clássicos, os poemas e os textos em cordel);

Conto – texto em prosa – o conceito parte do imaginário; podem tornar-se romances, novelas ou textos para teatro;

Crônica – texto em prosa – o conceito parte de situações reais (do passado ou do presente). sendo descritivas (estáticas) ou narrativas.

Novas formas de fazer versos têm surgido ao longo dos anos. Hoje, a maioria dos poetas escreve em versos livres. E se discute a literatura periférica como um novo estilo, quebrando as regras até então impostas à poesia formal.

O grupo Itapoesia abriga poetas das várias correntes. E aqui se encontram poetas líricos, épicos e dramáticos, além de cordelistas e autores de literatura periférica. O espaço é totalmente democrático.

Deixe um comentário